Veiculos militares brasileiros – Brazilian military vehicles

A partir da década de 70 a indústria nacional (sob suporte dos governos do regime militar) começou a aplicar seus estudos no desenvolvimento de veículos militares para suprir as Forças Armadas do Brasil. Sob meu ponto de vista a tarefa foi cumprida com louvor pois conseguimos chegar ao ponto de produzir um veiculo de combate do nível do tanque Osório (EE T1). A maior empresa do ramo é a Engesa que produziu itens de série como o EE3 Jararaca, EE9 Cascavel, EE11 Urutu e o EE17 Sucuri.

Dois modelo pouco conhecidos: EET4 Ogum e EE18Sucuri 2:

E o veiculo de combate cuja história é um marco e motivo de orgulho para a engenharia nacional: EET1 Osório. Apesar disto, também é motivo de tristeza o descaso e o abandono do projeto. Pesquise e descubra….

Outras empresas atuam na área militar mais recentemente: a Avibrás, Iveco, Agrale e Inbrafiltro. Passaram a apresentar seus projetos e propostas para veiculos militares e de transporte. A Avibras entra com seu muito conhecido sistema de lançamento Astros e o pequeno AVVB4 Guará:

A Agrale lançou sua linha militar de veiculos Marruá:

A Iveco entra com o transporte blindado Guarani e a Inbrafiltro apresenta o VBL (veiculo blindado leve) Gladiador:

Não posso fechar este post sem citar a família X1. Como havia sobra de Stuarts M3A1 no exército, foi elaborado o projeto de um carro de combate leve baseado naquele chassi. Surgiu o X1A  e o X1A2 equipados com canhões DEFA 90mm (X1A) ou Cockerill 90mm (X1A2) totalizando cerca de 115 veículos modificados, incluindo uma versão lança foguetes.

E aí, gostou? Comente….

Imbel – Produto nacional

Estive visitando o site da Imbel (www.imbel.gov.br) para ver as novidades e fiquei imaginando se algum dia veremos airsofts com modelos da Imbel. Sonho interessante não é mesmo? Com certeza a industria nacional tem plenas condições de produzir seu próprio modelo de airsoft. Mas depende de muita vontade e pressão do mercado. Um dia quero tomar esse assunto mais a sério. Por enquanto fico somente expondo os produtos Imbel para meus visitantes. A empresa é sediada em Brasilia-DF e sua linha de produtos pode ser vista nas imagens a seguir:

Chamam a atenção a linha de pistolas, o fuzil IA2 5.56 e 7.62 bem como a sniper 308 AGLC:

 

Seria um belo combo para airsoft, imagine se fosse fabricado no Brasil……!!!!! Agora olhe os modelos do Imbel IA2 em 5.56mm e 7.62mm:

Quem não gostaria de ter uma dessas belezinhas em AEG por aqui?????